Tecnicamente temporais podem acontecer em qualquer época do ano, mas eles ficam mais frequentes durante a primavera e no verão. Nestas estações, as pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde e também à noite, e muitas vezes a chuva é intensa, em pouco tempo, causando alagamentos e muitos transtornos para a população.
Por que os temporais ocorrem mais na primavera e no verão?
Porque é nestas estações que temos importantes mudanças atmosféricas sobre o Brasil, que facilitam a formação das grandes nuvens cumulonimbus, aquelas nuvens escuras, que provocam não só a chuva forte, mas também raios, ventos fortes e às vezes granizo.
Tudo isso está intimamente ligado com o aumento do calor e da umidade que ocorre sobre o Brasil durante a primavera e o verão. Essas nuvens que provocam temporais precisam de bastante umidade e de calor para se formarem.
Aumento da insolação e da umidade no interior do BR
Ao longo da primavera, o Hemisfério Sul e o Brasil vão tendo mais insolação, mais horas de sol disponíveis para aquecer o ar. No decorrer da primavera e no verão vai ficando mais difícil a entrada do ar frio de origem polar pelo interior do Brasil. Então, o ar fica quente, ou não esfria muito, por mais tempo.
A circulação de ventos sobre a América do Sul vai mudando e a umidade do oceano consegue se espalhar pelo interior do país. Com o aumento gradual da umidade e do calor, as nuvens começam a se formar facilmente.
Calor e baixa pressão atmosférica
Quando a atmosfera está muito quente a pressão do ar começa a baixar. Então, começamos a ter a formação de sistemas de baixa pressão atmosférica no interior do Brasil.
A baixa pressão tem a função de concentrar a umidade e o calor e ao mesmo tempo jogar este ar úmido e quente para regiões mais altas na atmosfera, onde a temperatura é muito baixa, dezenas de graus abaixo de 0°C. O frio condensa a umidade e aí as nuvens se formam.
Calor, muita umidade e pressão do ar baixa são os ingredientes básicos para a formação dessas grandes nuvens cumulonimbus.
Os temporais de primavera e do verão ocorrem de maneira aleatória: um dia cai numa cidade e no outro, na cidade ao lado. Numa grande cidade, por exemplo, pode chover muito forte num bairro, mas no outro chove fraco ou nem chove.
São várias nuvens cumulonimbus que se formam ao mesmo tempo sobre uma região e a quantidade de água que tem dentro delas não é igual!
Frentes frias
Frentes frias podem avançar pelo Brasil também durante o verão, mas apenas ajudam a aumentar a chuva. As fortes pancadas de chuva no interior do Brasil, os temporais que acontecem durante a primavera e no verão independem das frentes frias.
O grande motor para a chuva forte da primavera e do verão é o aumento do calor e da umidade do ar.