A Zona de Convergência do Atlântico Sul que provocou muita chuva nos últimos dias especialmente em áreas da região Sudeste e no Centro-Oeste do país já não está mais organizada. Porém, ainda tem muito ar quente e umidade armazenados sobre o Brasil, que são combustíveis básicos para a formação das grandes nuvens que provocam as fortes pancadas de chuva, típicas do verão.
A circulação de ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) mantém condições para a chuva em várias áreas do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também atua no extremo norte do país, aumentando as condições para chuva em parte do Norte e do Nordeste.
Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, pancadas de chuva devem acontecer principalmente à tarde e à noite em praticamente todo o Brasil, podendo vir acompanhadas de raios e ventos fortes.
O mapa de risco mostra que há condições para chuva forte temporais em quase todo o país.
Chuva forte em capitais brasileiras
Algumas capitais brasileiras receberam um grande volume de chuva nas últimas 24 horas, acumulando até mais de 70 mm em alguns casos.
Confira os volumes de chuva registrados pelo Instituto Nacional de meteorologia entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 de fevereiro de 2025
Belém 77,8 mm ( 18% da média para fev/438 mm
Cuiabá 73,0 mm (28% da média para fev/262 mm)
Palmas 52,0 mm (20% da média para fev/260 mm)
São Paulo 41,0 mm (16% da média para fev/258 mm)
São Luís 42,6 mm (14% da média para fev/308 mm)
Belo Horizonte 36,4 mm (20% da média para fev/178 mm)
Risco de chuva forte nesta terça
Quase todas as capitais brasileiras ficarão sujeitas a chuva de forte intensidade no decorrer desta terça-feira, 4 de fevereiro. Ficam fora de algum risco as capitai Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Salvador
A Climatempo alerta para o risco de chuva moderada a forte nesta terça-feira nas capitais Florianópolis, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, São Luís, Teresina, Fortaleza, Maceió e Aracaju.
Já as capitais Curitiba, Rio Branco, Natal, João Pessoa e Recife ficam em alerta para temporais nesta terça-feira.
A pior situação entre as capitais é na região de Belém, de Macapá e de Manaus, onde o nível de alerta é de perigo para temporais e chuva muito volumosa.