O tempo voltou a ficar mais instável na região da grande São Paulo nesta terça-feira, 7 de janeiro, depois de dois dias com pouca ocorrência de chuva. Uma mudança na direção dos ventos em vários níveis da atmosfera aumentou a umidade sobre a região metropolitana da capital paulista, elevando também o risco para temporais.
Em níveis médios da atmosfera, em torno de 5 km de altitude, a tendência de movimento horário da circulação de ventos estimulou o crescimento das nuvens carregadas, que começaram a se formar mais cedo nesta terça-feira.
Por volta das 12h30, pancadas de chuva já aconteciam em vários locais da zona sul e leste da capital paulista. Houve queda de granizo no Jabaquara e na região de Itaquera, na zona leste. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo pôs diversos bairros das zonas sul, sudeste e leste da capital em estado de atenção para alagamentos.
Risco de temporais nesta tarde
A Climatempo alerta para o alto risco de temporais na tarde e em parte da noite desta terça-feira, 7 de janeiro. As fortes pancadas de chuva, com raios e também queda de granizo podem acontecer em qualquer bairro da capital e em outros municípios da Grande São Paulo.
Para esta quarta-feira, 8, a expectativa é de que situações como estas se repitam. Embora as pancadas de chuva não devam acontecer de forma generalizada sobre a Grande São Paulo, há risco de chuva forte e de queda de granizo em pequenas áreas, mas que podem acontecer em qualquer bairro da cidade de São Paulo e de municípios da grande São Paulo.