A grande São Paulo, e outras áreas do estado de São Paulo, terminam a primavera de 2024 debaixo de tempestade. A chuva intensa e as fortes rajadas de vento, que superaram os 80 km/h em alguns locais, causaram queda de galhos e árvores e alaga. A queda de energia voltou a ser observada na capital paulista.
Risco de chuva forte neste sábado
A presença de muito ar quente e úmido sobre São Paulo, combinada com a circulação de ventos em torno de 5 km de altitude e o desenvolvimento de uma frente fria na costa da região Sul estão estimulando a formação de nuvens muito carregada sobre o estado de São Paulo nesta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024.
Neste sábado, 21 de dezembro, a frente fria avança pelo mar e segue para o Rio de Janeiro, mas áreas de instabilidade voltam a se formar sobre São Paulo e provocam mais chuva.
Todo o estado de São Paulo fica em alerta para temporal, com risco de raios, fortes rajadas de vento e mais transtornos. O Cemaden avaliou como alto o risco de eventos hidrológicos na região da Grande São Paulo neste sábado, 21 de dezembro, com possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados e alagamentos. O risco de chuva forte diminui bastante no domingo.
Balanço do temporal de 20/12/24
Após um temporal rápido no começo da tarde, uma forte linha de instabilidade que se organizou no interior paulista, entre a região de Campinas e de Avaré, se deslocou para a Grande São Paulo trazendo chuva muito volumosa, raios e fortes rajadas de vento para a Grande São Paulo no fim da tarde e em parte da noite da sexta-feira, 20 de dezembro..
Transbordamento de córregos
O rio Verde, em Itaquera, na zona leste da capital paulista, transbordou às 17:20 na altura da Rua Cunha Porã.
O córrego Franquinho também transbordou na zona leste, no bairro da Penha.
Também na zona leste, transbordaram os Córregos Itaim, Três Pontes e Água Vermelha.
Alagamentos
Às 17:51, o centro de gerenciamento de Emergências climáticas da prefeitura da cidade de São Paulo informava no seu site 9 pontos de alagamento, sendo 8 ativos e intransitáveis.
Por volta das 18:20, o CGE registrava 15 pontos de alagamento, sendo 11 ativos e intransitáveis.
Às 20h08 eram 18 pontos de alagamento, 10 ativos, 8 intransitáveis
Vários relatos de alagamento e queda de granizo também foram observados em Santo André, no Grande ABC
Rajadas de vento
As nuvens de temporal trouxeram chuva forte e também intensas rajadas de Vento para Grande São Paulo e outras áreas pelo interior paulista.
O CGE registrou 83 km/h em Santana às 13h20 e 85 km/h em Mauá.
O aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo,
O aeroporto de Guarulhos registrou 100 km/h às 13h04.
A estação meteorológica do Mirante de Santana, do Inmet, na zona norte da cidade de São Paulo, teve duas rajadas com 70 km/h entre 12h e 14h e outras duas rajadas com 74 km/h entre 16 e 18 horas
Nuvens impressionantes
As nuvens muito escuras, indicando grande conteúdo de água em seu interior, proporcionaram imagens impressionantes no céu da capital paulista no fim da tarde desta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024