A chuva voltou a cair forte sobre a grande São Paulo e outras áreas pelo interior e no litoral paulista na tarde desta quinta-feira, 13 de fevereiro. Já no início da tarde toda a cidade de São Paulo entrava em atenção para alagamentos, de acordo com a avaliação do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura paulistana. Os celulares voltaram a piscar com os alertas de tempo severo emitidos pela defesa civil estadual.
Volumes de chuva elevados
Os volumes de chuva registrados em apenas uma hora foram bastante elevados em alguns municípios da grande São Paulo e mesmo em bairros da capital paulista
No período de uma hora entre aproximadamente 14h50 e 15h50, O Centro de Alertas e monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) Registrou 60,6 mm em Itaquaquecetuba, 50,6 mm em Carapicuíba, 44,0 mm em Ribeirão Pires, 37,8 mm em Juquiá, 36,2 mm em Itapevi e 29,6 mm em Suzano
Pouco antes das das 16h30, radares meteorológicos detectavam vários núcleos de chuva forte pelo interior paulista e também próximos à Grande São Paulo, indicando mais algumas horas de tempo instável no estado de São Paulo.
Risco de chuva forte nesta sexta-feira
Esta sexta-feira, 14 de fevereiro, será mais um dia de atenção para o risco de chuva forte no estado de São Paulo. Além do calor, uma frente fria que vem do Sul estará passando em alto-mar, na costa paulista.
A passagem desta frente fria provoca uma mudança na circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera, o que vai facilitar o crescimento de nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo. Por isso, as condições para chuva aumentam e há risco de temporal também na Grande São Paulo.
Fim de semana
No fim de semana, a chance de chuva volta a diminuir e o calor vai aumentar novamente. As pancadas de chuva ainda devem ocorrer no litoral e na Grande SP no sábado à tarde, mas não deve chover no domingo. A chance de chuva no domingo diminui também no interior. As praias terão sol e calor. A cidade de São Paulo pode ter novo recorde de calor para 2025 no domingo e-ou na segunda, com temperatura em torno dos 34°C.
Calor continua
O predomínio é de ar quente nos próximos dias no estado de São Paulo. O ar fresco da frente fria vai ser desviado para alto-mar e não vai conseguir avançar sobre o estado de São Paulo. O aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva vão trazer uma ligeira queda da temperatura para alguns locais, mas a sensação de calor será grande. O ar deve ficar mais abafado.
Sem previsão de chuva para a segunda-feira, a cidade de São Paulo poderá ter novo recorde de calor para 2025. O recorde atual é de 33,9°C.