Áreas de instabilidade permanecem ativas sobre grande parte da Região Sudeste e se intensificam neste sábado sobre os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e sobre o centro-sul de Minas Gerais
É alto o risco de tempestades neste sábado, 16 de novembro em todas estas áreas, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra. A chuva mais forte deve cair sobre áreas do norte, centro e leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, a serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba, no Litoral Norte e na Baixada Santista, no Sul de minas, Zona da Mata Mineira e no estado do Rio de Janeiro.
Estas áreas de instabilidade enfraquecem no domingo e a chuva diminui.
Mais de 100 mm em 24h e áreas de SP e do RJ
A madrugada foi chuvosa sobre o centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no Sul de Minas, no litoral de São Paulo, no Vale do Paraíba e na Mantiqueira. Choveu forte na tarde e noite desta sexta-feira, 15 de novembro, no centro-norte e centro-leste de São Paulo. A chuva será mais frequente se prolonga pela manhã e tarde.
É preocupante a situação no sul do estado do Rio e centro-leste de São Paulo, onde várias localidades acumularam mais de 100 mm em um período de 24 horas recente, o que aumenta a vulnerabilidade para alagamentos, enchentes e deslizamentos.
Confira o volume de chuva acumulado entre aproximadamente 5h30 do dia 15 e 5h30 de 16 de novembro de 2024, pelo Centro Nacional de monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
Resende (RJ): 175,0 mm
Itatiaia (RJ): 158,6 mm
Rio Claro (SP): 129,6 mm
Porto Real (RJ): 125,0 mm
Ipeúna (SP): 109,6 mm
Angra dos Reis (RJ): 102,8 mm
Queluz (RJ): 76,6 mm
Italva (RJ): 73,8 mm
Barra mansa (RJ): 72,8 mm
Areias (SP): 70,2 mm