As condições meteorológicas observadas nesse início de novembro deixam o estado de São Paulo em alerta para mais temporais, que já estão acontecendo desde o início da semana não só na Grande São Paulo, mas também pelo interior do estado.
Só na tarde e noite desta terça-feira, a chuva caiu pesada em vários municípios da grande São Paulo, na região de Sorocaba e também no Oeste do estado.
Entre 20h30 e 21h30 da noite desta terça-feira, 5 de novembro, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 30 mm em Sorocaba, 33,2 mm em Santana de Parnaíba, 24,8 mm na região de Carapicuíba. Na região de Tupã, no Oeste do estado, choveu 34,2 mm em uma hora.
Durante a tarde desta terça-feira, a chuva caiu forte na região de Santo André acumulado 52,8 mm em apenas 3 horas. Nesse mesmo período, a região de Suzano recebeu cerca de 28 mm de chuva.
Quarta-feira abafada e úmida em SP
O estado de São Paulo deve ter maiores períodos com sol nesta quarta-feira. Mas isso não significa uma trégua das pancadas de chuva. O ar fica mais quente e abafado e isso vai aumentar o risco de temporais durante a tarde e também na noite desta quarta-feira. A chuva pode voltar a cair forte em todas as regiões do estado.
A cidade de São Paulo esquentou nesta terça-feira alcançando quase 29°C durante a tarde. Para esta quarta-feira, a previsão é de outra tarde abafada com previsão de pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.
Há risco de chuva de moderada a forte intensidade em todos os municípios da Grande São Paulo, com potencial para alagamentos.
Segundo análise do Cemaden, a região da grande São Paulo permanece com risco moderado de deslizamentos de terra
SP em alerta
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera está favorecendo a concentração de muito ar úmido e quente sobre o estado de São Paulo, o que facilita a formação das grandes nuvens cumulonimbus, que provocam temporal.
Todas as regiões paulistas podem ter chuva forte no decorrer desta semana. Para complicar o tempo, uma frente fria vai chegar ao litoral paulista nesta próxima quinta-feira, 7, elevando ainda mais o risco de tempestades e de alagamentos na Grande São Paulo e também no interior e no litoral.
A situação de alerta permanece na sexta-feira, quando a expectativa de grandes volumes de chuva no Estado de São Paulo, incluindo a região da capital paulista.
Com a chuva frequente volumosa dos últimas semanas, o nível dos rios e córregos está se levando e não se deve descartar o risco de enchentes no final dessa semana com novos episódios de chuva volumosa acontecendo em diversas regiões do estado de São Paulo.