A chuva na região de Belo Horizonte foi destaque nesta quarta-feira, 16 de abril. Na região da Pampulha, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 44,2 mm em apenas 1 hora. Este volume é muito elevado para o curto período de tempo e representou pouco mais da metade da média de precipitação para todo o mês de abril, que é de 82 mm. O acumulado de 24 horas, entre 19 horas do dia 14 e 19 horas de 16 de abril foi de 87,2 mm. Na estação de medição Cercadinho choveu 53,0 mm no mesmo período.
Previsão para os próximos dias
As condições para chuva permanecem altas sobre o estado de Minas Gerais pelo menos até o próximo domingo. Na região de Belo Horizonte, pancadas de chuva moderada a fortes ainda podem ocorrer durante esta quinta-feira e também na sexta-feira e no sábado, 19 de abril. É nesse dia que uma frente fria avança pela costa da região Sudeste alcançando o Espírito Santo e estimula mais áreas de chuva sobre todo o estado de Minas Gerais.
Recorde de menor temperatura máxima em Belo Horizonte
O tempo chuvoso da quarta-feira,16 de abril, impediu que a temperatura tivesse grande variação em Belo Horizonte. A capital mineira registrou a menor temperatura máxima de 2025. A medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 24,5,°C de máxima, na estação meteorológica de Santo Agostinho. O recorde anterior de menor temperatura máxima deste ano era de 25,0°C,em 15 de janeiro. Na região do aeroporto da Pampulha, a temperatura não passou dos 22°C no decorrer do dia.