Semana começando com muita chuva e situação de alerta/perigo entre as Regiões Norte e Nordeste. Destaque ainda para a ZCAS atuando entre BA e o AM e a ZCIT, influenciando o AP e a costa norte nordestina.
Segunda-feira (13), com muitas nuvens, condições de chuva a qualquer momento com risco alto de temporais – com o solo já encharcado o risco de transtornos é alto para este início de semana – A chuva pode acontecer de forma persistente acumulando volumes altos em um curto período entre o Maranhão, Piauí, parte do sul do Ceará, o estado do Pernambuco, áreas do centro-sul do Pará, sul do Amazonas, em Rondônia, no norte de Mato Grosso, no Tocantins, em Goiás e em todo o estado da Bahia.
A combinação de calor e esta umidade que ainda é transportada pela circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, além da atuação de um cavado em Minas, mantém a condição para temporais, sobre o centro-norte e noroeste mineiro. Todo o estado do Espírito Santo permanece em atenção para pancadas de chuva moderadas a forte com risco de raios e ventos de até 70 km/h. Enquanto, São Paulo e Rio de Janeiro começam a semana com condições mais típicas de verão e pancadas mais irregulares; não chove na cidade de SP e na cidade do Rio, a chuva pode vir em forma de pancadas mais rápidas. O interior dos dois estados fica em atenção durante o período da tarde.
Foto: Getty Images
Chove de forma mais irregular no Sul e em Mato Grosso do Sul. Risco alto para alguns temporais no extremo norte de Mato Grosso do Sul – áreas mais próximas a Mato Grosso e Goiás, ficam em alerta neste começo de semana – a umidade combinada com as temperaturas um pouco mais altas pode ajudar na formação de núcleos de chuva sobre áreas do centro-sul, leste e nordeste do Paraná e no centro-norte e leste de Santa Catarina – segunda com previsão de pancadas moderadas a forte; pode chover à tarde. Enquanto no interior do Rio Grande do Sul e no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul o destaque continua sendo o calorão e a umidade do ar abaixo de 30%.
Atenção!
Até quarta (15) e a quinta-feira (16), a chuva ainda será frequente e volumosa, principalmente na BA, no SE, sertão de PE, no PI, no MA, no TO e em grande parte do PA. Por outro lado, a chuva vai perdendo força entre AL e o RN. Enquanto isso, o calor aumenta e a umidade diminui no Sul, mas principalmente no Rio Grande do Sul, onde já poderemos ter máximas de 35 a 37 °C até meados da semana, no interior do estado. No Sudeste, as tardes vão ficando mais quentes com o passar dos dias e as pancadas de chuva de verão retornando gradativamente de quarta-feira em diante – com alto potencial de temporais, especialmente em SP a partir de quinta-feira.