logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Entraravatar
  • Previsão
    • 15 Dias
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • Vento
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Alertas
    • Podcast
    • Vídeos
    • Ver todas categorias
  • Chuva
  • Mapas
  • Agroclima
  • Produtos Climatempo
    • SMAC
    • Agroclima Pro
    • API
    • Levantamento de dados
    • Ocean Report
    • Relclima
    • Weather Index
    • Climatempo Academy
    • Climatempo Infra
  • Contato

Último fim de semana do verão terá chuvas intensas no Norte

Fortes chuvas no Norte podem agravar inundações, com rios em cota de alerta e volumes que podem ultrapassar 100 mm até o início da próxima semana.

14/03/2025 às 17:54

Compartilhar
Imagem da notícia Último fim de semana do verão terá chuvas intensas no Norte

O verão de 2025 chega ao fim com um cenário de forte instabilidade no Norte do Brasil. A região, que há pouco tempo enfrentou uma das secas mais severas da história, agora vê o nível de alguns rios atingirem cotas de alerta e outros, como o Rio Madeira, ultrapassarem a cota de inundação.

Rios sob risco de enchente

 

O período chuvoso no Norte tem sido intenso e efetivo. No dia 11 de outubro de 2024, o Rio Madeira atingiu apenas 19 centímetros na capital de Rondônia, o menor nível já registrado desde o início do monitoramento em 1967. No entanto, com o retorno das chuvas, o rio voltou a subir rapidamente, atingindo 15 metros, nível considerado de alto risco para inundações.

O monitoramento hidrológico da Bacia Amazônica confirma esse cenário: a maioria das estações registra condições normais (verde), mas há alertas importantes. Em Rio Branco (AC) e Itaituba (PA), os rios já atingiram cotas de inundação (vermelho), enquanto em Porto Velho (RO), o nível da água está em alerta (laranja). Esse quadro demonstra que, apesar da estabilidade na maior parte da bacia, algumas áreas já enfrentam um risco iminente de enchentes, impactando diretamente as populações ribeirinhas e a logística regional.

Fonte: SGB

Figura 2 –  Mapa de monitoramento das Bacias Amazônicas. Fonte : SGB

 

Previsão de chuvas volumosas nos próximos dias

 

E a tendência é que a chuva continue. O mapa de precipitação entre sábado (15) e segunda-feira (17) indica que as instabilidades seguirão atuando sobre o Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, nordeste do Pará e Amapá. Os volumes de chuva devem variar entre 40 e 80 mm no período, mas em pontos isolados os acumulados podem chegar a 100 mm.

Figura 1- Acumulado de chuva previsto entre 14 de março de 2025 de 17 de março de 2025. Fonte: Climatempo.

Figura 2- Acumulado de chuva previsto entre 14 de março de 2025 de 17 de março de 2025. Fonte: Climatempo.

 


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
19°28°
10mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
18°25°
1mm
saiba mais
Guarulhos - SP
19°28°
1mm
saiba mais
Diadema - SP
18°24°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
18°28°
1mm
saiba mais
Santo André - SP
18°24°
0mm
saiba mais
Imagem Previsão do tempo para o último fim de semana do verão

Previsão do tempo para o último fim de semana do verão

Imagem Último fim de semana do verão terá chuvas intensas no Norte

Último fim de semana do verão terá chuvas intensas no Norte

Imagem Litoral do Rio Grande do Norte em alerta para muita chuva no fim de semana

Litoral do Rio Grande do Norte em alerta para muita chuva no fim de semana

Imagem Calor e pouca chuva em Brasília

Calor e pouca chuva em Brasília