O solstício de verão aconteceu oficialmente neste sábado, 21 de dezembro, às 06h21 (horário de Brasília) e o destaque já é o estabelecimento da primeira ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul deste ano de 2024 e da estação! Os primeiros dias de verão prometem ser marcados por condição de pancadas fortes de chuva sobre tudo no Brasil Central.
Entre hoje, 21/12, e terça-feira, 24/12, a formação da ZCAS vai provocar muita chuva numa extensa faixa que vai desde a costa da Região Sudeste até a porção sudoeste da Amazônia. Estados como Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, além do Distrito Federal, norte de Mato Grosso do Sul e o sul do Tocantins estarão sob a influência deste sistema.
Volumes altos de chuva nos próximos dias
Os acumulados de chuva podem ultrapassar 150mm em diversas localidades. As regiões centro-leste de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e noroeste do Rio de Janeiro podem acumular entre 200mm e 250mm nos próximos dias.
Alerta da Climatempo: há risco de deslizamentos, enxurradas, enchentes e alagamentos em áreas de risco. Fiquem atentos às orientações das autoridades locais!
O que é a ZCAS?
A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) é resultado da interação de diferentes sistemas atmosféricos, como:
- Frente fria na costa do Sudeste;
- Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) atuando no Nordeste;
- Sistema de baixa pressão atmosférica em altos níveis (circulação ciclônica);
- Alta da Bolívia, sistema de alta pressão atmosférica em altos níveis (circulação anticiclônica);
- Cavado atmosférico em médios níveis, responsável por ondulações na circulação de ventos.
A combinação desses fatores cria condições favoráveis para chuvas persistentes e volumosas em várias partes do Brasil no decorrer destes próximos dias. A tendência é que a frente fria, que deve continuar estacionário no começo da semana entre RG, MG e ES, enfraqueça somente na véspera de Natal, no dia 24/12, colocando fim ao período de ZCAS.