Dezembro e janeiro são meses de férias escolares e também de férias coletivas em muitos setores da indústria. É época de descansar, passear e experimentar coisas novas, mas também é quando os temporais ficam mais frequentes e acontecem em muitas tardes e noites, em quase todo o Brasil.
Se você vai viajar para as festas de Natal e Ano Novo, e também já pensando no período de férias, fique atento a algumas situações meteorológicas muito comuns nesta época do ano, que podem causar transtornos e até inviabilizar a sua viagem.
Ar abafado e calor
O ar quente úmido predomina sobre o Brasil nesta época do ano deixando o ar abafado quase o tempo todo.
Fique atento para a hidratação especialmente dos idosos e das crianças.
Não esqueça de levar as garrafinhas de água durante a viagem.
O ar condicionado do carro está em dia?
Cuidado para não se alimentar com comidas pesadas durante a viagem. A combinação de abafamento e excessos alimentares, em geral, não faz bem.
Se você levar animais de estimação para viajar, atenção com alimentação e com a hidratação dos bichinhos.
- Se a previsão do tempo for de pouca nebulosidade e pouca chuva para o trajeto da sua viagem, significa que você vai enfrentar maiores períodos com sol forte e calor intenso. Isto pode deixar a viagem desconfortável especialmente, se você não tiver ar condicionado no carro.
Pancadas de chuva frequentes
As pancadas de chuva desta época do ano ocorrem principalmente à tarde e à noite. Muitas vezes, a chuva cai intensa, mas não se prolonga por muitas horas. É bastante comum passarmos por uma chuva forte e pouco tempo depois a chuva diminui ou até mesmo para.
Não esqueça de checar o estado das palhetas do limpador de para-brisas. Elas ressecam com o calor intenso e deixam de ser eficientes na hora de retirar a água da chuva do vidro frontal do carro.
Uma chuva forte, mesmo em pouco tempo, deixa a pista molhada exigindo diminuição da velocidade e atenção redobrada ao dirigir.
- Se estiver numa situação com muitos raios e não quiser dirigir, pare o carro num local seguro, fique dentro do carro, mas não encoste nas partes metálicas.
Procure não usar o celular numa situação de temporal. Espere a chuva e a atividade de descargas elétricas diminuírem.
Não tente passar com o veículo em alagamentos, especialmente onde você não consegue ver a rodovia ou ruas da cidade.
Você sabe o que são os raios e como eles se formam?
raios
Um fenômeno muito comum durante os meses de verão, e de férias, é a ocorrência das descargas elétricas atmosféricas, incluindo os raios.
As mesmas nuvens do tipo cumulonimbus, que provocam a chuva forte ventania, também causam os raios. Raios podem matar!
Se estiver numa situação com muitos raios e não quiser dirigir, pare o carro num local seguro, fique dentro do carro, mas não encoste nas partes metálicas.
Procure não usar o celular numa situação de temporal. Espere a chuva e a atividade de descargas elétricas diminuírem.
Chuva e praia
Janeiro é o mês de férias para muita gente e as praias ainda são um dos locais mais procurados para descansar. Mas as pancadas de chuva típicas de verão, fortes, com raios, podem acontecer em qualquer lugar do Brasil nesta época do ano e não vão perguntar se você está de férias.
Se você estiver na praia e avistar uma nuvem escura, com potencial para chuva avançando na sua direção, não espere a chuva acontecer. Saia imediatamente do mar e da praia. A água salgada do mar facilita a propagação das descargas elétricas
O infográfico vai ajudá-lo a saber o que fazer na hora do temporal na praia.
Raios UV: proteja-se do sol severo do verão
A energia que vem do sol é fundamental para a saúde da Terra e também do nosso corpo. O sol do verão é o mais intenso que recebemos ao longo do ano e a ciência já provou que excesso de sol não faz bem. A exposição excessiva da pele humana ao sol pode causar o envelhecimento precoce, queimaduras solares de diferentes intensidades e facilitar o desenvolvimento do câncer de pele.
Nesta época de férias de verão, a incidência dos raios UV é sempre alta em quase todo o Brasil. Parte da radiação ultravioleta que chega à atmosfera terrestre é filtrada pela camada de ozônio, mas outra parte (os raios UVA e UVB) chegam à superfície terrestre, mesmo em dias com muitas nuvens.
Então, mais uma dica meteorológica para se proteger nas férias de verão: confira diariamente os índices de radiação UV para sua região e não relaxe na proteção adequada para o severo sol do verão. Você encontra o índice UV no site e no aplicativo da Climatempo.
- Protetor solar adequado para pele de cada um, chapéu ou boné são ítens que não pode faltar na lista para por na mala; as roupas tecnológicas, que já incorporam proteção contra os raios UV são uma boa solução para as crianças (e até adultos), debaixo sol ou, do guarda-sol.
Visibilidade
Uma chuva forte pode causar uma súbita redução da visibilidade na estrada.
A neblina não é só um fenômeno do frio. O excesso de umidade facilita a sua ocorrência, especialmente em trechos de serra e de baixada.
- Mesmo em dias de verão, há risco de formação da neblina (nome popular do nevoeiro) nas serras. O nevoeiro também pode se formar na madrugada ou no começo da manhã, após um dia de muita chuva e com a entrada de um pouco de vento frio, trazido pela passagem de uma frente fria.
Vento
Fique atento também com fortes rajadas de vento que podem levantar poeira e atrapalhar a dirigibilidade na estrada. Isto pode ocorrer em locais onde tem chovido pouco.
- Ventos e chuva forte podem causar queda de árvores e de galhos, obstruindo rodovias e até caindo sobre veículos e casas.
Fique de olho na previsão do tempo e que ele esteja sempre a seu favor! Boas férias!
A Climatempo, com seus profissionais qualificados e sua expertise, está sempre monitorando as condições do tempo em todo o Brasil e alertando para as situações de perigo causadas pelos fenômenos meteorológicos, faça chuva ou faça sol, a qualquer hora.