O verão 2025 está chegando ao fim. O equinócio de outono, que marca o início oficial da nova estação em 2025, ocorre às 6h02 (hora de Brasília), do dia 20 de março
A última Lua cheia do verão será nesta sexta-feira, 14 de março de 2025, e é quando teremos um eclipse lunar total. Isto significa que o planeta Terra passará entre o Sol e a Lua e a sombra da Terra vai encobrir (eclipsar) completamente a Lua cheia.
No momento máximo do eclipse, a Lua cheia deve ficar com um tom avermelhado e por isso é chamada de “lua de sangue”. Mas o tom deste avermelhado depende muito de como estará a atmosfera, em termos de poluentes, em cada local. Este eclipse lunar total ocorre durante a madrugada da última sexta-feira do verão, 14 de março, entre 00h e 7h. Todo o Brasil poderá ver este belíssimo espetáculo astronômico, se as nuvens deixarem.

Diversas fases de um eclipse lunar total. O ponto máximo é quando a Lua cheia fica avermelhada (Foto-montagem: Getty Imagens)
Visibilidade do eclipse x nebulosidade
A Climatempo preparou o mapa de visibilidade do eclipse, de acordo com a quantidade de nuvens esperada durante a madrugada desta sexta-feira. A previsão é de que, na maioria das áreas do país (verde e laranja), as nuvens não atrapalhem muito a visualização.
Nas áreas em cinza, onde está praticamente toda a Região Norte do Brasil, a porção norte do Nordeste, o leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a chance de apreciar o eclipse é muito baixa porque a previsão é de grande quantidade de nuvens e alto risco de chuva para a madrugada desta sexta-feira.

Mapa de previsão de nebulosidade no Brasil para a visualização do eclipse lunar total de 14/3/2025 (Fonte: Climatempo)
Veja as cores do mapa:
cinza: visibilidade ruim (muitas nuvens e grande risco de chuva)
laranja: madrugada com nuvens, mas que não devem esconder completamente a Lua
verde: visibilidade boa porque o céu estará com poucas nuvens
Quem não conseguir apreciar o eclipse total lunar desta sexta, 14 de março de 2025, terá que esperar até junho de 2029 para ver outro assim, totalmente visível no Brasil.
Live do eclipse e muito mais
O professor Marcos Calil, do Urânia planetário, vai comandar uma live especial para transmitir ao vivo este eclipse, com várias câmeras e telescópios.
Durante a transmissão, Calil irá explicar os diversos momentos do eclipse, tirando as dúvidas enviadas no chat da live. Mas além do eclipse, quem acompanhar a live vai aprender várias coisas muito legais sobre astronomia, apreciar também uma chuva de meteoros e vai poder participar de sorteios de instrumentos astronômicos legais. Outras surpresinhas de visualização astronômicas poderão ocorrer, além do eclipse.
Para assistir a live, basta acessar o link às 00h 01min de 14 de março https://youtube.com/live/5fc8Nj4B6uM.
Atenção: a transmissão ao vivo do eclipse lunar total tem início na virada de 13 para 14 de março.
E e como o professor Marcos Calil sempre diz, bons céus!