Intensas rajadas de vento, acima de 100 km por hora, foram observadas na tarde e manhã desta quinta-feira, 24 de outubro. A ventania foi provocada por grandes nuvens cumulonimbus que se formaram por causa do calor e da grande disponibilidade de umidade existente nessas áreas e também dá acentuada a queda de temperatura que está acontecendo entre o Brasil, o Paraguai Argentina e o Uruguai, como parte do processo da formação de um ciclone extratropical que está ocorrendo nesta quinta-feira. Este ciclone está em formação entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
Rajadas de vento acima de 100 km/h
Rajadas de vento em torno de 100 km/h são capazes de causar destelhamentos, arrancar algumas árvores pela raiz além de movimentar algumas placas de anúncios e também quebrar galhos de árvores relativamente grandes.
Confira as intensas rajadas de vento que já foram registradas nesta quinta-feira, 24 de outubro, até por volta das 17 horas. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia, dos aeroportos no Brasil e do Epagri-Ciram/SC
126 km/h – Ourinhos – SP
122 km/h- Erechim – RS
103 km/h – Santa Maria – RS
101 km/h – Farol de Santa Marta – SC
100 km/h – Cascavel – PR
97 km/h – Pinhal da Serra -RS
95 km/h – Urupema/ morro de Urupema – SC
91 km/h – Soledade – RS
91 km/h – Cambará do Sul – RS
90 km/h – Bento Gonçalves – RS
89 km/h – Curitibanos – SC
88 km/h- Dois Vizinhos – PR
87 km/h – Foz do Iguaçu- PR
87 km/h – São Vicente do Sul – RS
83 km/h – Porto Alegre – RS
81 km/h – Lagoa Vermelha – RS
80 km/h – Canela – RS
80 km/h- Planalto – PR
80 km/h Laranjeiras do Sul – PR
Essas intensas rajadas de vento ainda podem ocorrer no decorrer da noite desta quinta-feira nos estados do Sul e também em São Paulo.
Durante a sexta-feira, 25 de outubro, o ciclone extratropical já formado, vai se afastar muito rapidamente do Brasil. Porém, fortes rajadas de vento ainda poderão ser observadas em áreas do Sul e do Sudeste, como em São Paulo.