Oferecido por
A Região Norte do Brasil terá grande contraste de umidade nos próximos dias. Enquanto a parte norte da região permanece úmida e com pancadas de chuva frequentes, a porção ao sul da região, onde estão o Acre, o Rondônia, o sul do Pará e o sul do Amazonas vão ter dias de baixa umidade e tempo seco.
Friagem chegou ao fim
A forte friagem que ocorreu no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas chegou ao fim. O ar frio de origem polar se afasta de vez nesta sexta-feira e a temperatura sobe rapidamente já nesta sexta-feira. O dia amanhece um pouco frio, mas logo esquenta.
Novo recorde de frio em Rio Branco
A madrugada de 1 de julho foi a mais fria do ano até agora em Rio Branco, capital do Acre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,4°C de temperatura mínima. O recorde de frio para este ano foi batido pelo segundo dia consecutivo, já que nesta terça-feira Rio Branco havia registrado 11,6°C.
Risco de chuva forte na faixa norte da Região
A chuva segue concentrada na faixa norte da Região Norte ao longo dos próximos dias e acontece de forma mais expressiva entre Roraima, Amapá, norte do Amazonas e do Pará. Toda essa chuva está associada com a instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – que nesta época do ano ainda influencia o extremo norte do Brasil.
A entrada de umidade por causa da ZCIT, combinada com as altas temperaturas, vai deixar o tempo instável principalmente sobre o norte de Roraima e do Amapá, onde são esperados de 30 a 50mm de chuva acumulados nesta sexta-feira, 2 de julho. No centro--norte do Pará e no norte do Amazonas também chove em forma de pancadas, com risco de trovoadas, intercaladas com períodos de sol.
No Acre, em Rondônia, no centro-sul e oeste do Amazonas, no sul do Pará e em quase todo o Tocantins, a temperatura sobe e o ar seca mais. Níveis de umidade em torno dos 30% poderão ser observadas nas horas mais quentes do dia, especialmente no Tocantins e Rondônia.
Fim de semana
Ao longo do fim de semana a chuva vai persistir sobre a faixa norte da Região Norte, com destaque para a capital Boa Vista, onde a chuva será volumosa e o tempo fica fechado durante o sábado, 3 de julho, e no domingo, 4.
Nas demais áreas da Região, como o sul do Pará, sul do Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins, a condição é de tempo firme durante todo o final desta semana. A temperatura segue em elevação e o ar fica seco.