Oferecido por
Enquanto as Regiões Norte e Nordeste continuam sem grandes mudanças, uma forte frente fria vai avançar pelo centro-sul do Brasil no fim desta semana, trazendo mudanças para o Sul e parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
Além da chuva que já será volumosa em algumas áreas, o calor fora de época também vai dar uma trégua e as temperaturas de inverno retornam sobre muitas regiões.
Tendência para a semana no Brasil
As Regiões Norte e Nordeste ainda não terão grandes mudanças em relação aos dias anteriores. A chuva continua concentrada na costa norte do país e na faixa leste nordestina.
Os temporais acontecem principalmente no extremo norte da Região Norte, entre os estados de Roraima e o Amapá. Não se descarta chuva moderada a forte em alguns pontos como Manaus, Belém, parte do Acre, litoral do Maranhão, mas os volumes não serão muito elevados.
No leste do Nordeste, a atenção continua por causa da chuva frequente, mas é uma chuva com no máximo moderada intensidade na maior parte dos dias. Os ventos continuam constantes, com rajadas de 40 a 50km/h.
No interior do Nordeste e sul da Amazônia, o ar mais seco ainda predomina. A semana segue com sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar.
Foto: São Paulo (SP), por André C.
Centro-sul
As Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste começam a semana com pouquíssima chuva. O ar seco predomina, faz bastante sol e as temperaturas ficam altas para os padrões do inverno. Algumas nuvens até passam, especialmente no litoral, mas ainda sem chuva.
Já na quinta-feira, com o avanço de uma nova frente fria pelo Sul, a chuva se espalha sobre a Região. A previsão já é de um dia mais nublado no Rio Grande do Sul, com chuva que pode vir com forte intensidade. Fica ventando e a temperatura já cai em relação ao dia anterior. As instabilidades aumentam no decorrer do dia e já pode chover a partir da tarde em grande parte de Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná, mas ainda deve ser um dia quente. O que chama a atenção é a ventania, com rajadas de 50 a 70km/h.
Na sexta, com o avanço da massa de ar polar, a chuva perde força, mas temperaturas caem mais no Rio Grande do Sul. Continua ventando e o tempo fica bastante instável nos estados de Santa Catarina e Paraná. Há risco de chuva volumosa. A temperatura já cai nestes dois estados também e a sensação volta a ser de frio.
O fim de semana será frio no Sul e há chance de geada em alguns pontos. O mar sobe e as ondas podem chegar aos 2,5m no litoral gaúcho e catarinense e até com séries maiores em Santa Catarina.
Até quinta não chove no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, mas algumas rajadas de vento já ocorrem, por aproximação da frente fria. Na sexta, 29 de julho, a chuva se espalha por São Paulo, Rio De Janeiro, sul de Minas e parte de Mato Grosso do Sul, por causa do avanço do sistema frontal. A chuva vai atingir, inclusive a capital de São Paulo que está sem chuva há vários dias. Os volumes mais elevados são previstos para o litoral.
As temperaturas já começam a cair ao longo da sexta e é no fim de semana que a sensação volta a ser de frio em parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e o calor também diminui no sul de Mato Grosso.