Oferecido por
Um grande aumento da temperatura e dos ventos estão sendo esperados para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Mas falar em ventania e onda de calor é "propaganda enganosa", irresponsabilidade com a informação.
Segundo mês do inverno termina com aumento de temperatura e vento no RS (Foto: Getty Imagens)
Os gaúchos começaram a semana no "modo Frozen", com temperaturas negativas na fronteira com Uruguai, e vão terminar o segundo mês do inverno de camiseta de manga curta.
Haja saúde, mesmo! Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura máxima pode chegar aos 28°C no fim de semana, mas na terça. 14 de julho, a temperatura máxima não passou dos 14,0°C, a menor máxima do ano, até agora.
Para esta quinta-feira, 20, tem previsão de pancadas de chuva com raios em quase todas as regiões do Rio Grande do Sul, exceto no litoral central-norte e no norte do estado, incluindo Serra e Planalto. Porto Alegre pode ter chuva à tarde.
Vai esquentar bastante em todo o Rio Grande do Sul a partir desta sexta, mas não vai ter onda de calor ! Vai ventar? Vai, mas não é outro ciclone extratropical.
A meteorologista Josélia Pegorim explica melhor tudo que vai ocorrer nos próximos dias.
Infográficos explicativos
Os três infográficos vão ajudar a entender as razões que vão fazer a temperatura e o vento aumentarem no fim da semana sobre o Rio Grande do Sul.
Grande contraste temperatura entre o mar e o continente aumentam o vento no Rio Grande do Sul (Arte: Climatempo)
Grande diferença de pressão atmosférica entre o mar e o continente aumentam o vento no Rio Grande do Sul
(Arte: Climatempo)
Baixa pressão no Paraguai e de uma frente fria aumentam o vento no domingo, 23/7/23 no Rio Grande do Sul
(Arte: Climatempo)