Oferecido por
Texto: Fabiana Weykamp, meteorologista da Climatempo
O avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical vão manter as condições de tempo instável no estado do Rio Grande do Sul ainda no decorrer desta quarta-feira (08).
Não tem expectativa de volumes "extremos" para o decorrer do dia, mas temos a condição de temporais (chuva forte com raios) até o final desta quarta em grande parte do estado, situação que ainda preocupa devido aos acumulados dos últimos dias. Além disso, devido ao forte gradiente de pressão com a atuação do ciclone, tem previsão de ventania no estado. Já está ventando bastante e as rajadas podem ser ainda mais fortes ao longo do dia
A Climatempo alerta para ventos com valores de 71 a 90 km/h - mesmo que não esteja chovendo. Nas regiões mais ao sul do estado os ventos podem atingir valores próximos a 100 km/h; principalmente na região do Chuí. Atenção, com problemas relacionados a queda de árvores e/ou galhos, além de novos transtornos com a distribuição de energia elétrica.
Essa frente fria é rápida e se afasta no decorrer desta quinta-feira (09). A maior parte do estado amanhã terá sol e frio, sem chuva. Porém, nas áreas próximas de Santa Catarina, o tempo fica instável e tem risco de chuva forte, sobretudo na Serra e nos municípios de divisa com o estado catarinense.
O GRANDE PROBLEMA É QUE A PARTIR DE SEXTA-FEIRA (10), NOVAS ÁREAS DE INSTABILIDADE VOLTAM A SE FORMAR SOBRE O RS E FICARÃO BLOQUEADAS E ATIVAS ATÉ A PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 13 DE MAIO.
Previsão de chuva entre sexta (10/05) a segunda (13/05)
Entre esses dias, há condições para chuva frequente, ocorrência de temporais e acumulados extremos, sobretudo na porção centro-norte do estado, INCLUINDO AS REGIÕES QUE FORAM MUITO AFETADAS.